Claro! Desejo

“Enquanto decidíamos o título desta edição, a dúvida era entre “claro! Desejos” e “claro! Desejo”. Afinal, trata-se de singular ou plural?

Caminhando pelos parágrafos dos textos que engordam a revista, o ato de desejar dá pistas de que talvez seja plural, separado em caixinhas. Está borrifado na psicologia, na sociologia, na filosofia ou nas ciências biológicas.

Em todas as frentes, parece ser ele aquilo que move projetos e determina o destino de pessoas ou de uma sociedade – tudo isso acontecendo porque, mesmo em segundas-feiras de manhã fria e chuvosa, alguém decidiu levantar da cama. Dentro desse alguém, piscam as fagulhas pelo desejo de concretizar algo.

Mas essa característica multifacetada do desejo nos permite classificá-lo em mais ou menos, quente ou gelado, forte ou fraco, esquerda ou direita?

Desde o desejo que escapa da boca por um ato falho, o interesse da mulher que escreve cartas de amor para o seu amado psicopata enjaulado na prisão, o impulso gerado pelo marketing nos consumidores para vender seus produtos, até a completa apatia daqueles que não sentem desejo. Toda essa rede complexa nos parece culminar num só turbilhão: o desejo, no singular.

Nesta edição, o claro! Desejo pretende oferecer munição ao leitor para que ele encontre e entenda os vários rostos do desejo no mundo e em si mesmo.

Expediente – Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior. Diretora da ECA-USP: Brasilina Passarelli. Chefe do departamento: Luaciano Maluly. Professora responsável: Eun Yung Park. Capa: Jorge Fofano Editores de conteúdo: Guilherme Caldas e Gustavo Zanfer. Editor de Arte: Sebastião Moura. Editor Online: Walace de Jesus. Diagramadores: Aline Novakoski, Ana Luiza Vaz, Arthur Macedo, Guilherme Gama, Henrique Araujo, Jaqueline Silva, Júlia Rodrigues, Juliana Alves Mendonça e Thiago Gelli Carrascoza. Repórteres: Alessandra Barrozo, Beatriz Herminio, Beatriz Lopomo Bruno Kristoffer, Drica Marcelino, Giovanna Preto, Ivan Conterno, Julia Mantuani, Juliana Matias Luiz Attié, Manuel Savoldi, Natane Cavalcante, Patrick Fuentes, Thomas Toscano, Tomás Novaes e Vitor Cavalari. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo, SP, 05508-020. Telefone: (11) 3091-4112. O Claro! é produzido pelos alunos do sexto semestre de Jornalismo como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso – Suplemento.”

Acesse o Claro!: http://www.usp.br/claro