USP ENTREGA O TÍTULO DE DOCTOR HONORIS CAUSA PÓSTUMO DE LUIZ GAMA AO SEU DESCENDENTE

Em sessão solene realizada no dia 19 de novembro, o Conselho Universitário da USP entregou o título de “doctor honoris causa” póstumo ao lider abolicionista negro Luiz Gama. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo mesmo Conselho na sua reunião ordinária de junho. A proposta partiu da Escola de Comunicações e Artes por indicação do Comissão de Direitos Humanos que atendeu a sugestão do Neinb (Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) que conta com os professores Dennis de Oliveira e Ricardo Alexino Ferreira, do CJE, entre os seus membros.

(Da esq. p/ dir.) O secretário-geral da USP, Pedro Vitoriano de Oliveira; os familiares de Luiz Gama, Walter França e Ivanir França; o reitor Vahan Agopyan; o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; a diretora da ECA, Brasilina Passarelli; e o professor da ECA, Dennis de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estiveram presencialmente na sessão o reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, a diretora da ECA, Profa. Brasilina Passarelli, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Prof. José Vicente, o secretário geral da USP, Pedro Vitoriano Oliveira, os professores Dennis de Oliveira e Ricardo Alexino Ferreira, e os familiares de Luiz Gama, Walter França (que recebeu a homenagem) e Ivanir França. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube e contou com a participação de diretores de unidades da USP, representantes de entidades do movimento negro, como a Rede Quilombação, o Educafro e os Agentes de Pastoral Negros, representantes do DCE da USP, entre outros.

A sessão pode ser vista na íntegra no link: https://youtu.be/9ArAEwoVEls